Impermeabilização com Manta
A impermeabilização com manta asfáltica ou líquida é, hoje, um dos métodos de vedação de lajes e estruturas de concreto mais utilizados nas principais obras do Brasil.
O sistema é regulamentado pela norma técnica NBR 9952:2014, enquanto, a ABNT NBR 9575 trata do projeto de impermeabilização.
O tipo de manta asfáltica é referenciado dependendo do projeto. Em geral, se deve utilizar o modelo III, indicado para diversos tipos de estruturas de concreto, especialmente as mais sujeitas a movimentações, como lajes de edifícios, jardins, piscinas, estacionamentos, telhados, coberturas, terraços, entre outros, seja em obras residenciais, comerciais ou industriais.
A ABNT NBR 9574 tem informações de como deve ser executado a impermeabilização nas estruturas, sendo o desenvolvimento da manta asfáltica tipo III feito com a ajuda de maçaricos e vendido em rolos pré-moldados com o primer incluso.
O material, em sua maioria, é originado de asfalto misturado a componentes como fibra de vidro e poliéster. A impermeabilização da manta líquida é mais simples, porque em sua maioria é um produto acrílico flexível, no qual será aplicado sobre a superfície, sendo importante que a região esteja limpa e com caimento de água, de acordo com o estabelecido no projeto.
Em sua maioria é utilizado pelo menos 1% de caimento. Já, em relação à limpeza da superfície, pode ser feita com jato de água de pressão.
A DP2 Engenharia é especialista na impermeabilização com manta asfáltica ou líquida em estruturas de concreto, seguindo os padrões mais rígidos de qualidade das construtoras e termos da norma técnica. Não deixe de garantir!
Principais vantagens da impermeabilização com manta asfáltica ou líquida:
- Elimina as infiltrações;
- Vedação de alta resistência;
- A flexibilidade do material evita fissuras e rachaduras pela variação de temperatura;
- Alta durabilidade.